Escolha uma opção
BOLETIM INFORMATIVO
28/08/2016
Paraty - porto de ouro

Paraty é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localizado no litoral sul do estado, dista 258 quilômetros da capital, a cidade do Rio de Janeiro.

Em 1667, teve sua emancipação política decretada após várias revoltas populares contra o centralismo que Angra dos Reis exercia sobre a cidade, em especial após a revolta liderada por Domingos Gonçalves de Abreu, tornando-se assim independente.

Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas cinco metros. Hoje, é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 39 965 habitantes.

A cidade foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil.

Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.

O tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro aponta, para o topônimo "Paraty", a etimologia tupi parati'y, com o significado de "rio dos paratis", pela junção de parati (parati) e 'y (rio). "Paraty" era o nome tupi de uma espécie de peixe da família dos mugilídeos.

Além da grafia histórica Paraty, também foi usada em certos períodos a grafia Parati. O nome oficial da cidade é escrito com "y": Paraty. O gentílico, porém, escreve-se com "i": os habitantes de Paraty são paratienses.

Leia mais
© 2015 - conhecoumlugar.com - Todos os direitos reservados.