Escolha uma opção
BOLETIM INFORMATIVO
Guia

Lençõis - Portal da Chapada Diamantina

  • Endereço

    Lençois - Chapada Diamantina

  • Cidade

    Chapada Diamantina/Bahia

  • Descrição

    História

    A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê.

    A tradição oral, levantada não se sabe por quem, dá conta de que, por volta de 1844 um personagem, de existência não confirmada, chamado Casusa Prado e o seu escravo teriam vindo do Mucugê para descobrirem diamantes. Segundo o relato, o escravo extraiu muitas gemas e seu senhor mandou o pagem vendê-las em Chapada Velha. Ali, o homem foi preso sob a alegação de ser um ladrão de estrada (é razoável supor que foi torturado para revelar a origem das lavras).

    No entanto, a notícia teria disparado uma "corrida do diamante" rumo a esta Lavra nova. Desse modo, diz-se que quem chegasse por último poderia ver, de cima da serra, os tetos das barracas estendidas lá em baixo, como se fora uma cidade de lençóis. A notícia da descoberta propagou-se e para a localidade onde seria Lençóis afluíram logo aventureiros de toda a parte da Província (atual estado da Bahia): seja gente de condições baixas, seja gente de linhagem e de grandes recursos, inclusive numerosa escravatura, mas todos com o mesmo ideal.

    Turismo

    A cidade de Lençóis está a 394 metros de altitude. Fica localizada na Chapada Diamantina, e é famosa por ser o principal destino turístico da região. Os amantes da natureza têm Lençóis como um destino obrigatório.

    Lençóis foi considerada um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil. Também foi eleita o melhor destino eco turístico do Brasil.

    COMO CHEGAR

    VIA TERRESTRE

    Para Lençóis

    Real Expresso: 0800 883 8030

    www.realexpresso.com.br

    Horários ônibus Salvador – Lençóis

    Partida Chegada

    7:00    13:00

    13:00   19:00

    17:00   23:00

    23:00   05:00

    Obs: Esta linha é a mesma que segue para Palmeiras.

    VIA AÉREA

    De Salvador para Lençóis

    Voos regulares para o Aeroporto Horácio de Matos, às quintas e aos domingos.

    Azul Linhas Aéreas: 4003 1118 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 887 1118 (demais localidades); 55 (75) 3625-0026 (Escritório do Aeroporto de Lençóis)

    www.voeazul.com.br

    Horários:

    SSA – LEC (Quinta)

    Partida Chegada

    14:05   15:15

    SSA – LEC (Domingo)

    Partida Chegada

    14:02   15:00

    LEC – SSA (Quinta)

    Partida Chegada

    15:40    16:45

    LEC – SSA (Domingo)

    Partida Chegada

    15:35   16:35

    Tempo de viagem

    Saindo de Salvador de avião para Lençóis, o voo tem duração de apenas 45 minutos e o aeroporto está a apenas 20 km da cidade. Já o percurso de ônibus, dura, em média, sete horas. De carro são aproximadamente cinco horas. Se vier de ônibus, não se esqueça de trazer uma blusa de frio devido ao ar-condicionado.

    Lençóis foi a "capital das Lavras", com um vice-consulado francês e apontada como "Vila Rica da Bahia". Depois de todo esse progresso, porém, a região transformou-se no maior centro do coronelismo e da jagunçada na região da Bahia.

    A década de 20 foi o auge do barbarismo na região, pouco afeitos à civilidade e à lei: uma época dos chamados "homens valentes", onde o modo de resolver conflitos era medieval (vulgo "revólver na cinta"), e das gatas-bravas (mulheres guerrilheiras).

    A partir do movimento social chamado MCC (Movimento de Criatividade Comunitária), composto por Steve Horman e moradores da cidade, Lençóis conseguiu em 1973 ser tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional) como Patrimônio Nacional. Esse foi o primeiro passo para o desenvolvimento do turismo na região da Chapada Diamantina.

  • © 2015 - conhecoumlugar.com - Todos os direitos reservados.